Quando lemos o título deste texto, imediatamente pensamos que é uma piada ou Fake News. A ideia de se colocar um paraquedas em uma aeronave pode parecer absurda à primeira vista, mas é uma realidade. Após a impressão inicial, onde assimilamos esta informação, logo nos vem à cabeça que, se a aeronave tem um paraquedas, não deve ser confiável, já que precisa deste artifício para voar.
As duas constatações acima nos mostram que estamos preconcebendo uma opinião que não é real. A inserção de um paraquedas, denominado CAPS – Cirrus Airframe Parachute System, em tradução livre, Sistema de Paraquedas para a Fuselagem do Cirrus, é uma forma de aumentar ainda mais a segurança de um equipamento que já tem baixíssimas taxas de acidentes. O avião é um dos meios de transporte mais seguros que existem. Com a inserção do paraquedas, a chance de óbito em uma viagem aérea cai praticamente a zero.
História do CAPS
O sistema de paraquedas em aeronaves, denominado BRS – Ballistic Recovery System, surgiu em 1982 e foi instalado como teste em aeronaves Cessna 150/152. Não fez grande sucesso por limitações tecnológicas da época. Em 1985, Alan Klapmeier, co-fundador da Cirrus Aircraft, sofreu um acidente onde sua aeronave colidiu com outra em voo. Por sorte, Alan e seu instrutor conseguiram pousar com segurança. Este fato fez com que a Cirrus desenvolvesse o sistema de paraquedas (CAPS) e este passou a fazer parte de todas as aeronaves Cirrus que saíram de fábrica desde a sua concepção.
Características de um sistema CAPS?
Para ser efetivo, um sistema de paraquedas para aeronaves precisa ter os seguintes atributos:
- Ser inflado rapidamente
- Confiável
- Simples
- Pequeno e leve
- Treinamento fácil
Como funciona o CAPS?
O sistema de paraquedas CAPS do Cirrus possui a seguinte sequência de acionamento:
- Ativação do CAPS: o piloto ou até mesmo um passageiro podem facilmente acionar o sistema através de uma alavanca localizada no teto da aeronave. O acionador tem dispositivos que evitam o acionamento acidental.
- Extração do foguete e do paraquedas: quando o piloto aciona o CAPS, o sistema ativa um foguete que é lançado, puxando a bolsa onde encontra-se dobrado o paraquedas.
- Inflar o paraquedas e estender as linhas: após o foguete puxar completamente o paraquedas, este começa a inflar-se, diminuindo a velocidade da aeronave. Ao mesmo tempo, as linhas são estendidas e organizadas para não se enrolarem.
- Controlar a abertura do paraquedas: neste momento entra em funcionamento o sistema que garante que a abertura do paraquedas não seja feita de forma abrupta, o que rasgaria o velame (tecido).
- Abertura final e pouso: aqui o paraquedas está totalmente inflado e as linhas estendem-se completamente, colocando a aeronave na posição de pouso correta. A aeronave toca o solo com uma velocidade de apenas 17 kt (aproximadamente 30 km/h), frente aos quase 60 kt (aproximadamente 100 km/h) que pousaria caso não houvesse o paraquedas. A estrutura da aeronave é feita para deformar-se e absorver este impacto. Os bancos dos passageiros estão preparados para absorver parte do impacto.
Quando deve ser usado o paraquedas?
O CAPS é um sistema de segurança muito útil quando temos situações onde o controle da aeronave é impossível, como vemos a seguir:
- Perda de controle da aeronave em voo
- Falha do motor em locais remotos, longe de uma pista
- Falha do motor sobre a pista, mas em baixas altitudes
- Incapacitação do piloto
- Colisão no ar com pássaros ou outras aeronaves
- Falha estrutural da aeronave
Qual a chance de sobrevivência com um sistema de paraquedas nestas aeronaves?
O sucesso da operação do CAPS, resultando em vidas salvas, está associado ao acionamento dentro de suas limitações operacionais. Todos os acionamentos que foram efetuados dentro destes parâmetros resultaram em zero mortes. Todos os ocupantes saíram ilesos e, na maioria das vezes, caminhando.
Para que o sistema CAPS salve vidas, os pilotos devem ser treinados para ter o paraquedas como solução inicial de recuperação de desastres. O paraquedas deve ser acionado antes que a situação piore e inviabilize o uso deste equipamento. O piloto não deve ter receio de usar, pois a seguradora com certeza prefere pagar o casco do avião ao invés do casco e mais as indenizações dos proprietários e/ou passageiros envolvidos no acidente.
Assista o vídeo abaixo e conheça mais sobre o CAPS:
Brave cuidando de sua segurança
O fato do Cirrus possuir o CAPS, foi fator preponderante para a escolha deste avião como parte da frota de aeronaves compartilhadas oferecidas ao mercado. O sucesso da Brave depende primordialmente de operações confiáveis, usando as mais avançadas tecnologias e voando dentro das mais rígidas normas de segurança.
Fonte: Guide to the Cirrus Airframe Parachute System (CAPS), disponível em https://cirrusaircraft.com/wp-content/uploads/2014/12/CAPS_Guide.pdf