aeronaves executivas

Principais mitos sobre aeronaves executivas

Muitas vezes, a primeira coisa que as pessoas pensam quando vêem aeronaves executivas decolando ou pousando é: “Qual será a celebridade que está lá dentro?” Esse é apenas um dos muitos equívocos que a maioria das pessoas tem sobre a aviação privada.

A verdade é que, provavelmente, a aeronave que você acabou de ver está a caminho de uma reunião de negócios e não é de propriedade de um artista famoso.

A seguir, os 5 mitos mais comuns sobre voar em uma aeronave executiva.

1 – Aeronaves executivas não são seguras

Mito! Como as aeronaves executivas são menores que as aeronaves comerciais, muitas pessoas pensam que não são seguras. Mas isso não é verdade. Voar em uma aeronave executiva é tão seguro, ou até mais seguro, do que voar em um avião comercial.

Um avião comercial transporta centenas de pessoas em vários voos todos os dias, sendo que cada voo sobrecarrega a integridade estrutural do avião. Por outro lado, o menor volume de passageiros de uma aeronave executiva não exigirá tanto do avião, permitindo que ele voe com muito mais segurança.

2 – Os destinos para os quais as aeronaves executivas viajam são limitados 

Este é outro mito comum que está muito distante da realidade da aviação privada. Na verdade, as aeronaves executivas oferecem mais opções de viagens do que as comerciais, porque é muito maior o número de aeroportos nos quais elas podem pousar. Muitas vezes, as aeronaves executivas podem realmente levá-lo para mais perto do seu destino final!

3 – As aeronaves executivas estão sujeitas aos mesmos atrasos que os voos comerciais 

Isso nem sempre é verdade. Como as aeronaves executivas têm muito mais opções de local de pouso, geralmente elas podem voar em dias com clima ruim, o que normalmente atrapalha os voos comerciais.

Muitos de nós já experimentamos o inconveniente de um voo cancelado ou atrasado devido ao mau tempo. Ainda mais preocupante é ter que fazer um pouso de emergência por causa do clima. Curiosamente, as aeronaves executivas estão mais bem equipadas para lidar com o mau tempo.

Como podem pousar em mais aeroportos do que voos comerciais, as aeronaves executivas podem mudar de planos rapidamente. Isso significa que se o tempo estiver muito ruim para voar, a aeronave pode fazer uma aterrissagem rápida em vez de expor os passageiros a momentos assustadores.

Certamente, um bom piloto nunca correrá riscos desnecessários apenas para chegar a um destino a tempo. Mas, a capacidade de evitar atrasos é um fator que tem atraído cada vez mais pessoas.

4 – Ainda é preciso enfrentar filas nos aeroportos, mesmo em voos privados

Não é verdade! Sem dúvida, uma das maiores vantagens de voar em uma aeronave executiva é não ter que enfrentar filas e outros processos comuns exigidos para o embarque em voos comerciais. Aliás, em voos privados você pode chegar 15 ou 20 minutos antes do horário de embarque.

As aeronaves executivas estão constantemente ultrapassando os limites do voo sem escalas. Quase todas as rotas atuais realizadas por companhias aéreas comerciais podem ser feitas por uma aeronave executiva. Rotas diretas evitam a necessidade de paradas de combustível que estendem a duração da viagem.

5 – Aviões comerciais voam mais rápido do que os privados

Mito! Muitas pessoas pensam que, uma vez que um grande avião comercial tenha motores maiores, eles podem ser mais velozes do que aviões menores. Isso simplesmente não é verdade. As aeronaves executivas podem alcançar maiores velocidades do que os voos comerciais. Assim, os passageiros chegam mais rápido ao seu destino.

Veja também: Aeronaves compartilhadas: por que escolher o Cirrus

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email