Quem já viajou de avião durante a noite sabe que existem uma série de procedimentos que devem ser seguidos visando a segurança de todos os passageiros e tripulação a bordo. Um desses procedimentos é apagar as luzes durante o pouso e decolagem dos aviões. Você sabe por que isso é uma regra de segurança para todos os aviões? Descubra agora!
Segurança durante o voo
Em um primeiro momento, é difícil de entender como ficar no escuro pode ser um procedimento de segurança dentro de um avião. Até porque, seria muito mais fácil de enxergar a saída de emergência se todas as luzes estivessem acesas, certo? O grande problema aqui é que, supondo que a aeronave passe por algum tipo de problema e precise fazer um pouso forçado, as luzes do avião falhariam.
Em qualquer tipo de acidente, sabemos que até mesmo os segundos contam para determinar se as pessoas envolvidas sairão com vida da situação. Imaginando um acidente de voo, os passageiros teriam que se acostumar com a escuridão repentina ocasionada pelo acidente, manter a calma e tentar enxergar a saída de emergência.
Para conseguir enxergar na escuridão, nossos olhos tentam se acostumar e enxergar algumas sombras. Após enxergar as sombras, as pessoas começariam a se movimentar para sair do avião.
O ajuste ocular tomaria alguns segundos, um tempo muito importante durante a evacuação de um avião. Esses segundos podem salvar a vida dos passageiros e da tripulação. Por isso, é muito mais fácil apagar as luzes durante um pouso ou decolagem pois, mesmo que não ocorra um acidente, nossos olhos já estão acostumados com a escuridão e conseguem enxergar as sombras. Ou seja, esses poucos segundos são cruciais para sua segurança!
Equipamentos de segurança de avião
Outro ponto importante para ressaltar é que o chão dos aviões são revestidos de uma faixa fluorescente. Quando as luzes do avião se apagam, essas faixas brilham indicando os caminhos que os passageiros devem seguir em uma situação de emergência!
Além das luzes, existem diversos outros equipamentos de segurança que vão te ajudar a passar por situações de emergência. Os comissários de bordo são responsáveis por passar todas as instruções de segurança necessárias durante turbulências e situações de emergência. É primordial que todos os passageiros prestem atenção e tirem suas dúvidas quanto a como agir durante uma emergência de voo.
Lembre-se de ler o cartão de emergência disponível para todos os passageiros durante o voo!
Quer voar com segurança em aviões de qualidade?
Apesar dos acidentes de aviões estarem ficando cada vez mais raros, você vai querer tomar todo o cuidado possível nas suas viagens corporativas ou com sua família. Para isso, existem empresas especializadas no compartilhamento de aeronaves como a Brave!
Você pode fazer parte do nosso clube de membros e viajar quando quiser com uma tripulação disponível 24 horas todos os dias! Nós possuímos as melhores aeronaves, testadas periodicamente e aprovadas pelo nosso rígido controle de qualidade. Além disso, nossa tripulação é altamente treinada para todos os tipos de voos e também para situações de emergência.
Conheça nosso planos e faça parte da Brave Aeronaves Compartilhadas!