A Brave Aeronaves Compartilhadas nasceu do ideal empreendedor de seu fundador, Carlos Bertotto, que vislumbrou um mercado potencial no sul do Brasil, onde a distância dos grandes centros do país faz com que o deslocamento seja cada vez mais difícil e inseguro. Algum tempo depois, André Tessari, amigo de juventude e entusiasta da aviação, juntou-se ao time para fortalecer o crescimento da empresa.
Neste contexto, a trajetória da Cirrus Aircraft, empresa americana fundada em 1984, sempre serviu de inspiração para a Brave, por seu ímpeto de inovação e mudança do estado da tecnologia aeronáutica da época.
A Cirrus Aircraft foi criada em 1984 pelos irmãos Dale e Alan Klapmeier, na cidade de Baraboo, Wisconsin. Logo após saírem da “High School”, eles restauraram seu primeiro avião, um Champion 7GC. Apenas um mês após sua graduação, em um galpão da família, criaram a Cirrus Design.

Galpão onde a Cirrus iniciou suas atividades
O primeiro projeto da Cirrus foi uma aeronave denominada VK-30, um monomotor com propulsão traseira para cinco passageiros, vendido em kits para construtores amadores. O primeiro voo, em 1988, foi um sucesso.
Com a demanda crescente, em 1994 a Cirrus mudou-se para outra sede com 30 mil metros quadrados.

Avião VK-30
No meio da década de 1990, a Cirrus descontinuou a produção do VK-30 e lançou o SR-20, um monomotor a pistão construído com materiais compostos, como fibra de carbono.
O SR-20 introduziu 3 grandes inovações no mercado de pequenas aeronaves executivas: cockpits eletrônicos, asas com 2 perfis de sustentação e um paraquedas balístico para a aeronave.

Paraquedas balístico

Asa com 2 perfis de sustentação

Painel híbrido (analógico/digital)
Cirrus SR22 transformou o mercado de aeronaves
Em 2000, a Cirrus recebeu a certificação de suas aeronaves para materiais compostos. Com isso, pode fabricar aeronaves mais potentes e com mais capacidade de combustível. Daí surgiu o SR22. Apenas 3 anos depois, o SR22 passou a ser a aeronave da aviação geral mais vendida no mundo.
Em 2007, a Cirrus iniciou o desenvolvimento de uma aeronave a jato monomotora, o Vision Jet. Novamente a Cirrus mudou o mercado aeronáutico da aviação leve introduzindo uma inovação contrária ao senso comum das outras empresas aeronáuticas. O primeiro voo ocorreu em 2008 e os primeiros protótipos em 2014. Em 2016 iniciaram as vendas.
Cirrus é sinônimo de Inovação
Ao longo dos anos, foram introduzidas muitas outras inovações como os motores turbo e os painéis Garmin Cirrus Perspective.

Painel Full Glass Cockpit Garmin Cirrus Perspective+
Por este histórico de inovações, a incansável mudança do “status quo” do mercado aeronáutico e a segurança presente nas aeronaves, a Brave escolheu o Cirrus SR20 e SR22 para sua frota de monomotores em seu Programa de Propriedade Compartilhada.
Fonte: Cirrus Aircraft (https://cirrusaircraft.com/about/our-history/)