Propriedade compartilhada de aeronaves é uma forma de co-propriedade de aeronaves privadas administradas profissionalmente.
Mediante contribuição para compôr o capital social e outros custos com administração e manutenção, a propriedade é fracionada de forma igualitária entre 4 a 6 sócios, dependendo da aeronave escolhida.
Cada membro poderá usufruir da aeronave durante determinado período, em rodízio.
Este modelo oferece liberdade e conveniência para os sócios.
Tanto para viagens de negócio quanto para momentos de lazer o sistema vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.
DEFINIÇÃO DE PROPRIEDADE COMPARTILHADA
Propriedade compartilhada, propriedade fracionada ou ainda Fractional Ownership é um modelo muito conhecido nos Estados Unidos e na Europa.
De forma simplificada, é um sistema onde um bem é dividido em cotas de sociedade de acordo com o modelo de propriedade escolhido.
Neste modelo, cada proprietário usa sua cota de tempo com acesso garantido para usufruir do patrimônio, que pode ser um imóvel, um carro, uma aeronave, um barco.
BENEFÍCIOS DA PROPRIEDADE COMPARTILHADA DE AERONAVES
É importante destacar que ter um avião particular requer muito tempo, investimento, conhecimento em aviação, manutenção, seguro, contratação de pilotos qualificados e diversos outros requisitos.
Com um programa de propriedade compartilhada de aeronaves, a empresa de administração de aeronaves fornece todo conhecimento e preparo necessários para uma ótima experiência de voo.
A comodidade que este sistema traz para os sócios vai além do que qualquer companhia aérea poderia oferecer com seus cronogramas e destinos restritos.
Além de ter seu próprio avião, os proprietários do patrimônio estarão realizando um grande sonho de voar com facilidade.
Também vão chegar com segurança ao seu destino e viver uma experiência fantástica a bordo de aeronaves desenvolvidas para as mais variadas necessidades.
Listamos abaixo, algumas das principais razões para que você escolha por um programa de propriedade compartilhada de aeronaves:
- Possibilidade de comprar ¼ ou ⅙ da fração de uma aeronave invés do total deste valor;
- Redução dos custos completos da aeronave, que também são divididos entre os sócios;
- Operações sem complicações do avião, já que é feita por uma empresa especializada na gestão de aeronaves;
- A empresa de propriedade compartilhada cuida de tudo: organização dos grupos de sócios, treinamento de tripulantes, operações técnicas das aeronaves, controle dos agendamentos, limpeza, manutenção e muito mais;
- Os proprietários não precisarão se preocupar com requisitos legais relacionados à propriedade total de uma aeronave;
- Acesso garantido a um avião com tecnologia de ponta;
- Isenção das responsabilidades de gerenciamento do avião;
- Favorecimento dos negócios com o prestígio de poder viajar com aeronave própria;
- Simplicidade e eficiência do acesso ao aeroporto e procedimentos de embarque;
- Embarque e desembarque restrito e feito separado das companhias aéreas;
- Agendamento de voos de acordo com o cronograma dos proprietários;
- Confiabilidade do serviço e familiaridade com piloto e tripulação;
PARA SER UM MEMBRO
Para fazer parte de um programa de propriedade compartilhada de aeronaves é necessário ter interesse em ter seu próprio avião.
Este é o requisito básico, obviamente.
Em um segundo momento, o interessado será contatado para escolher o avião que mais se adapta a sua realidade.
Neste momento, a empresa de administração de aeronaves compartilhadas dará todo o suporte e consultoria necessários para facilitar a decisão de escolha entre uma aeronave e outra.
Normalmente as cotas são vendidas em frações iguais que podem variar entre ¼ e ⅙, no caso da Brave Aviação.
Passadas as etapas anteriores, agora é o momento de integralizar a cota entre cada membro.
A integralização consiste no ato que determinado sócio cumpre com a obrigação de contribuir para a formação do capital social.
Para ressaltar, integralização do capital social consiste no ato, praticado pelos sócios da aeronave, em que estes integram, ou seja, pagam o valor estabelecido para formar a “sociedade”.
E, por fim, ainda que existam outros custos além do capital social, não mencionados aqui, cada membro já terá o direito de usufruir da propriedade assim que o acordo for assinado entre as partes.
ESTRUTURA DE CUSTOS DE UMA PROPRIEDADE COMPARTILHADA DE AERONAVES
A aquisição e operação de uma aeronave envolve grandes cifras em investimento e operação.
Este é um dos motivos pelo qual a Propriedade Compartilhada de Aeronaves é tão vantajosa. Veja abaixo a estrutura de investimentos e custos de uma aeronave compartilhada;
Investimento na Aquisição da Cota
Assim como na propriedade total de uma aeronave é preciso que o interessado escolha uma aeronave que mais se adeque a sua utilização e orçamento.
Feito isso, faz-se o investimento de uma cota da aeronave escolhida que corresponde a uma fração do bem em questão.
A diferença está no valor e principalmente no custo-benefício, visto que cada membro poderá usufruir da aeronave de forma igualitária durante determinado período.
A aquisição é compartilhada, mas o uso é exclusivo.
CUSTOS DE GESTÃO
Uma vez que uma aeronave é comprada efetivamente entre os sócios, ela deve ser gerenciada.
Os programas fracionados são criados para que as responsabilidades de gestão sejam cumpridas mediante experiência de uma empresa especializada na gestão e administração de aeronaves.
O trabalho desta empresa é maximizar a segurança da aviação bem como garantir a gestão correta e eficiente da propriedade.
Por isso, a maioria dos programas fracionados cobra uma taxa que é associada aos custos fixos, por exemplo: salário e treinamento de pilotos, seguros, hangaragem das aeronaves, e administração geral.
CUSTOS DE VOO
Depois que a parcela fracionada foi comprada e existe um contrato com a empresa de administração de aeronaves, temos os custos de voo.
Neste caso, normalmente é cobrada uma taxa separada pelo uso da aeronave que inclui principalmente os custos variáveis com o voo.
Por exemplo: combustível, taxas aeroportuárias, serviços de comissaria e diárias dos pilotos.
CUSTOS DE MANUTENÇÃO
A empresa administradora é responsável por manter as aeronaves em perfeitas condições de operação.
Através do seu expertise, esta empresa acompanha todas as fases de manutenção preventiva e corretiva para manter as aeronaves seguras.
Este custo é rateado entre os sócios, dependendo do uso que fizeram da aeronave no período anterior.
O fato de ser bem sucedido nos Estados Unidos e na Europa leva o modelo a dominar um vasto espaço global.
Devido a quantidade de benefícios oferecidos com este sistema, cresce também a sua adesão, principalmente pelas facilidades de poupar tempo e dinheiro.
Agora que você conhece o que é propriedade compartilhada de aeronaves, sabe que existe esta possibilidade e que ela permite redução de custos comparada a aquisição de total de uma aeronave.
Então deixe aqui o seu comentário ou a sua dúvida sobre propriedade compartilhada de aeronaves.
Ficaremos felizes em conversar mais sobre essa possibilidade. Até a próxima!